Data Driven utilizando RFM para saber sobre seus clientes: o que é e como aplicar.

 

Análise de RFM para maior sucesso nas segmentações de clientes

Parabéns! Você alcançou o melhor conteúdo sobre RFM na internet. A maioria dos outros artigos que você encontrará no Google, ou são muito rasos ou muito complexos.

Aqui você vai aprender tudo sobre RFM, como aplicar tudo isso na prática em seu próprio negócio e conhecer ainda mais sobre os seus clientes.
A análise de RFM é baseada em uma simples técnica

RFM (em inglês: Recency, Frequency, Monetary) ou português RFV (Recência, Frequência e Valor)

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Vamos usar aqui somente a sigla em inglês (RFM), tudo bem?

RFM é um modelo de estudo de marketing para analisar o comportamento do cliente e agrupá-los em segmentações. Esses grupos de clientes (segmentações) são baseados em seus históricos de transações – o quão Recente (R), o quão Frequente (F) e o quanto de dinheiro um determinado cliente já gastou com você (M).

O RFM te ajuda a dividir os clientes em várias categorias para identificar quais deles possuem uma melhor taxa de de respostas para suas campanhas/promoções e também para futuras personalizações/novidades em seu serviço/produto.