365 Dias de um Cientista de Dados

 

Quando comecei minha Jornada de me transformar em um Cientista de Dados …questões filosóficas que me inquietam

DIA 02

“ Nada grandioso entra nas vidas dos mortais sem uma maldição. ”

Sófocles

Desafios que tenho e precisamos conhecer e contribuir para um futuro melhor, quando conversamos sobre a tecnologia ser uma ameaça existencial, é uma alegação importante, tenho 5 filhos e é fácil pensar e ouvir o que meus filhos me falam” estou aqui só usando o meu celular para jogar, conversar com meu amigo, vendo fotos e vídeos engraçados, rolando, clicando, navegando. Onde está a ameaça existencial? Um supercomputador do outro lado aonde eu não sei, mas sei que existe apontando para meu cérebro, me fazendo interagir mais. Onde está a ameaça existencial?

Não é que a tecnologia em si seja uma ameaça existencial. É a capacidade da tecnologia de ponta de trazer à tona o pior da sociedade, e o pior da sociedade é uma ameaça existencial. Se a tecnologia cria caos em massa, indignação, incivilidade, falta de confiança um no outro, solidão, alienação, mais polarização, mais manipulação eleitoral, mais populismo, mais distração e incapacidade de focar nos problemas reais…isso é sociedade. E agora a sociedade se vê incapaz de se curar e reverte a um estado de caos. Isso afeta a todos até os que não usam estes produtos. São Frankenstein digitais que transforma o mundo em seu pior momento, seja na saúde mental de crianças, seja na política e nos discursos políticos, sem assumir a responsabilidade por tais ações.

A corrida pela atenção das pessoas não vai acabar. A tecnologia vai se integrar mais nas nossas vidas, não menos. Os algoritmos ficarão melhores em deduzir o que tem mantém na tela, não ficarão piores. O que pode acontecer nos próximos 20 anos acabar as democracias, o ecossistema, o equilíbrio da natureza, a temperatura, água potável. Provavelmente arruinaremos a economia global e não sobreviveremos .É um problema existencial estamos inserido nele e precisamos como futuros cientistas desde já pensar e contribuir para um mundo melhor e garantir a gerações futuras a sua existência.

× Como posso te ajudar?